• paep756

Você tem tentado se encaixar em um pretinho básico?

Em 2017 a artista espanhola Yolanda Dominguez criou LBD, abreviação de "Little Black Dress" , um vestido preto curto e versátil que qualquer mulher deve ter no guarda-roupa. Ela se refere à produção industrial da moda, onde os tamanhos das roupas são predefinidos e as peças não são mais feitas sob medida.  São os corpos das mulheres que devem se adaptar ao vestido e não o contrário. Yolanda Domínguez escolheu um vestido pretinho básico tamanho 38 de uma marca de fast fashion. Com esse vestido ela fotografou mulheres de todos os tamanhos, raças e idades com o objetivo de gerar um imaginário que mostre a diversidade dos corpos em oposição ao modelo limitador. Para algumas  o vestido ficou pequeno, para outras grande, mas todas posam em uma atitude de poder e orgulhosas de seu corpo.

Podemos refletir sobre como situações como esta também se aplicam aos padrões de comportamento e aos relacionamentos. A Arte se utiliza de linguagens que evidenciam temas que, algumas vezes, só por meio da fala seriam inatingíveis. As imagens, carregadas de sentido, tanto podem ser limitadoras da autenticidade, quanto, em uma experiência de Autoconhecimento, podem representar uma comunicação direta com o inconsciente, trazendo à tona pérolas esquecidas da personalidade, potentes em gerar autoconsciência, alegria e expansão do poder pessoal.

Na Arteterapia dialogamos com estas imagens, promovemos sua amplificação simbólica, olhamos para as narrativas da nossa existência, ressignificamos processos dolorosos ou limitantes e fortalecemos nossa autenticidade.

E você, já desfila pelas passarelas da vida vestida de si, com autonomia e alegria? Quer vivenciar esta experiência por meio do Autoconhecimento?

Se você se identificou com estas palavras, fale comigo.


Patrícia Pisani

Arteterapeuta - APAT 057/0920, Arte-Educadora e Artista Visual. Mestre em Tecnologia e Sociedade, com aperfeiçoamento em Dança Criativa, Danças que Curam, Meditação, Reiki, Alinhamento de Chakras, Programação Neurolinguística, Barras de Access e Processos Corporais. É co-criadora da TECER - Centro de Excelência do Ser.


Crédito das imagens https://yolandadominguez.com/en/portfolio/little-black-dress/









1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Start